METENDO A COLHER!
Como disse, sou apaixonada por livros de culinária, adoro reproduzir receitas e sempre meto a colher nas preparações, ou seja, reinventando-as! Fiquei tão maravilhada com o livro “Quando Katie cozinha”, que comprei dois, um para mim e outro para minha irmã caçula...Sempre quando faço estas costelas, as pessoas adoram e falam que são melhores do que muitos restaurantes...Eu também concordo! Minha tia de Londrina passou uns dias na casa da minha mãe e eu fiz as benditas. Sucesso garantido, tanto que ela reproduziu em sua casa. Ousada ela, pois já está na casa dos 80 e poucos...super ativa veio sozinha para Campinas! No livro, esta receita leva frango, mas eu pensei “com certeza, com costela, ficará bárbaro”...e, realmente, eu estava com a razão...(Palavras da minha irmã, “Você se acha”) De acompanhamento fiz milho verde refogado, purê de batatas com queijo gruyère e crosta de pecãn e as famosas maças adocicadas, que ficam deliciosas para elaborar sobremesas (mas estas ficam para outro post) e de sobremesa tortinhas de maças e frambroesas. O ideal é preparar o molho no dia anterior e deixar as costelinhas marinando neste mar vermelho em sacos de assar na geladeira. Normalmente, compro-as já temperadas...Além dessa mudança, mudei o molho também, que, na minha opinião, ficou melhor ainda...(Me achando!) Acordo cedinho e já coloco para assar no forno bem baixo. Demora de 3 a 4 horas. Garanto a suculência! É até difícil tirar do saco de assar de tão macia que fica, a carne desmancha das costelas! Para vocês terem uma idéia, um saco de assar com 1kg é a porção individual do meu marido! A quantidade do molho barbecue dá para temperar duas costelas de mais ou menos 1kg; coloco duas conchas em cada uma delas. O ideal é preparar mais, pois, na hora de servir, eu rego as costelas com o molho, as cores ficam incríveis. Quanto maior for a costela, mais líquido soltará e, consequentemente, mais tempo precisará para ficar pronta. Aconselho ficar sempre de olho no saco, pois tem que permanecer um caldinho envolvendo a carne. Caso este molho seque, sua costela ficará seca e dura! Geralmente, faço vários sacos, e procuro comprar do mesmo tamanho e peso. Então, timer na mão e vamos à receita.
COSTELINHA BARBECUE
Preparo: 5 horas Serve: 2 pessoas
Ingredientes:
- 1 costela de porco temperada (por volta de 1kg)
Molho:
- 2 colheres cheias de sopa de azeite
- 1 cebola grande cortada em cubinhos
- 3 dentes de alho espremidos
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- ½ xícara de chá de mel
- 1 xícara de chá de ketchup
- 1 colher de sopa de páprica defumada
- 1 colher de sopa de páprica picante
- 2 colheres de sopa de sementes de mostarda branca
- 3 colheres de sopa de molho inglês
- 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
-
Quem preferir um sabor mais picante, acrescentar pimenta dedo de moça picadinha ou molho de pimenta.
Preparo:
1. Refogue o alho e a cebola no azeite em fogo médio;
2. Abaixe o fogo e, em seguida, acrescente o restante dos ingredientes. Misture bem e deixe apurar o molho, mas, muito cuidado, pois ele espirra muito, coloque avental! Ficará um molho viscoso, encorpado e sedoso;
3. Coloque cada costela em um saco de assar e regue com o molho, feche muito bem o saco (Eu coloco dois sacos por costela, para não ter o perigo de rasgar);
4. Deixe na geladeira de um dia para outro;
5. No dia seguinte, coloque a carne no forno a 120°C, de 3 a 4 horas. O tempo vai depender do tamanho da costela e do tanto de líquido que ela soltará.
A páprica picante eu comprei na Bombay que vende ervas e especiarias, inclusive comprei até fumaça líquida, para dar aquele gosto especial de defumado, perco horas nesta ilha de temperos! Na hora de preparar o molho, você pode reservar um pouco e servir à mesa para os amantes de barbecue.



24 / 07 / 2015
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |