"QUINOA: NOVIDADE NA CASA DOS MEUS PAIS"

Para melhorar a qualidade alimentar dos meus pais, principalmente, do meu pai, de uns tempos pra cá, ele tem levado lanches no trabalho, para comer no lanche da manhã e no da tarde. Sendo assim, sempre levo novidades para eles experimentarem e adquirirem hábitos mais saudáveis. Então, eu comprei um saquinho de quinoa em grãos, dei uma passadinha rápida na casa do meus pais e falei para minha mãe preparar. Adivinha o que aconteceu? A esperta estava colocando os grãozinhos crus em cima das frutas para ele levar de lanche. Passado uns dias comendo os grãos duros, ele abre a boca e fala “Ge, não precisa colocar essas sementinhas, pois eu não gostei muito do sabor e, além do mais elas grudam no dente e depois é difícil de tirar”. Nossa, quando minha mãe contou, só foi gargalhada, e, de quebra, ele teve que escutar: “vai comer sim, mas que cara enjoado!”. Sendo assim, dedico a quinoa COZIDA a receita de hoje. Atualmente, sempre pela manhã eu como uma tigela de quinoa cozida com canela, com castanhas e leite de macadâmia ou amêndoas, fica uma delícia, digamos um pouco calórica, mas, às vezes, vale a pena! Essa minha queda por esta mistura ocorreu quando eu fui tomar café da manhã na famosa Le pain cotidien em Nova Iorque. Me tornei fã na hora que provei! E quando voltei de viagem a reproduzi! Modéstia à parte, ficou muito parecida! Geralmente, eu cozinho um pacote inteiro, conservo na geladeira e vou comendo aos poucos. Outra opção que faz parte da minha alimentação, para tornar a quinoa mais apetitosa, é a de fazer um mix de castanhas e sementes. E quando não tenho quinoa, eu misturo este mix com aveia, leite de macadâmia, cacau em pó e adoço com maple ou mel! 

TIGELA DE QUINOA

 

                Preparo: 30 minutos                                                   Serve: 1 porção

 

Quinoa

Ingredientes:

- 1/2  xícara de chá de quinoa crua

- 1 canela em pau

Preparo:

1. Lave muito bem a quinoa. Em seguida, coloque em uma panela, cubra com água e acrescente a canela em pau. Cozinhe até a quinoa ficar macia. Às vezes, precisa colocar mais água. Coloque em um recipiente e reserve na geladeira para esfriar. Essa quantidade rende 5 porções. 

 

 

Tigela de Quinoa

Ingredientes:

- 1/3 de xícara de chá de quinoa cozida

- 2 colheres de sopa de mix de castanhas, sementes e fruta seca (castanha de caju, semente de girassol, semente de abóbora, amêndoas, nozes, pecãn, castanha do pará e uvas passas)

- 1/2 maçã picada em cubos pequenos ou ralada

- 1 pitada de canela em pó

-  1 colher de sobremesa de maple syrup ou mel

- Leite de macadâmia, amêndoas ou de sua preferência

 

Preparo:

1. Coloque em uma tigelinha todos os  ingredientes. É só saborear! Eu prefiro comer gelado, mas, no frio, eu como quente, o perfume fica parecido com o de arroz doce! 

Observação: pode substituir a maçã por outra fruta ou por um mix de frutas vermelha, vai do gosto do freguês! Outro detalhe, eu coloco umas gotas de limão na maça.

13 / 01/ 2017

MOMENTO AVENTAL

receitas * memórias * dicas * fotos * viagens

VERSÃO / VERSION