PRESENÇA SIMPLES

Quando eu fui para Punta del Leste com minha mãe e minha irmã mais velha, fomos em um restaurante charmosinho chamado El Almacen, em Manantiales e, de entrada, pedimos brie com chutney de cebola roxa e pãezinhos super frescos. Bem, nem preciso falar que esta combinação ficou, extremamente, saborosa. Uma opção fantástica e simples que ganha a maior presença num jantarzinho com os amigos ou até a dois!

CHUTNEY DE CEBOLA ROXA

 

               Preparo: 50-60 minutos                        Serve: 6-8 pessoas

 

Ingredientes:

- 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal

- 5 cebolas roxas cortadas em fatias

- ½ xícara de chá de vinagre balsâmico

- 1 xícara de chá de vinho do porto

- 1  canela em pau

- 1 colher de sopa cheia de sementes de mostarda

- 3/4 xícara de chá de açúcar mascavo

- 1 colher de sopa cheia de mel

- 1 pimenta vermelha sem sementes cortadas bem fininha

- Ramos de tomilho na hora de servir

 

 

Preparo:

1. Derreta a manteiga e, em seguida refogue as fatias de cebolas roxa;

 

2. Acrescente o vinagre balsâmico, vinho do porto, canela, sementes de mostarda, açúcar mascavo, mel e a pimenta. Deixe levantar fervura, cozinhe até sumir o líquido e resultar em uma mistura bem pegajosa como geléia.

 

Dicas: Na hora de servir, providencie vários triângulos de brie, ou, se for para vários convidados, é melhor adquirir uma peça inteira, como no meu caso, pois meu marido come muito! Coloque as cebolas em potinhos e, por cima, coloque os ramos de tomilho. Fica uma delícia a mistura queijo, cebola e tomilho, e, claro com pão italiano! Como sou Campineira, para mim, o melhor pão italiano da cidade é o da padaria Sacramento. Então, sempre que faço esta receita pego várias baguetes lá. Claro que compartilho desta  opinião com os bons restaurantes de Campinas, que  encomendam o pão italiano deles. Outra dica boa é comprar o pão australiano da Sacramento, mas, preste atenção para comprar o feito no dia, pois faz toda diferença no quesito maciez. Este pão é saboroso tanto quanto do OUTBACK! 

18 / 10 / 2015

MOMENTO AVENTAL

receitas * memórias * dicas * fotos * viagens

VERSÃO / VERSION